SERVIÇO EDUCATIVO

​O Arquivo Histórico Municipal de Albufeira, para além das suas atribuições de organização e conservação dos arquivos e colecções que se encontram à sua guarda, definiu como uma das suas prioridades o desenvolvimento de actividades que promovam a divulgação deste acervo. Procura, assim, alertar a comunidade para a importância do património documental no concelho de Albufeira.

Oficinas de Páscoa no Arquivo

Durante as férias da Páscoa, irão decorrer no Arquivo Oficinas e Actividades diversas que enchem de brincadeiras os dias 26 e 27 ou 28 e 29 de Março.
Tipo de evento: Actividade temática sobre alguns símbolos associados à Páscoa

Público-alvo: 1º e 2ºciclo do ensino básico.

Oficinas:

Jogo "Caça ao ovo no Arquivo"
Oficina de Pasta de Papel
Atelier de Pintura
Sessão de cinema: O Coelho da Páscoa

O Arquivo Histórico não fornece almoço. Recomenda-se trazer almoço-piquenique, lanche para o meio da manhã/tarde.

As inscrições das crianças, com idades entre os 6 e os 12 anos, podem ser feitas através do formulário abaixo.

Em caso de dúvida pode contactar-nos para o email: arquivo.historico@cm-albufeira.pt



Oficinas do serviço educativo:


OFICINA DO ESCRIVÃO


Os alunos terão a oportunidade de conhecer os materiais utilizados durante vários séculos para escrever, assim como, manusear e utilizar as canetas de aparo para transcrever documentos antigos como o Foral de Albufeira.


A BANDEIRA MUNICIPAL DE ALBUFEIRA


Esta atividade pretender dar a conhecer evolução da bandeira de Albufeira ao longo dos tempos. Pretende-se que os alunos construam a bandeira mais antiga do concelho de Albufeira (séc. XVI).


5 DE OUTUBRO DE 1910 - A REVOLUÇÃO REPUBLICANA


Com esta atividade pretende-se dar a conhecer os acontecimentos que marcaram os principais momentos da revolução. Os alunos irão construir um escudo com as diferentes bandeiras de Portugal ao longo dos séculos.


A MINHA ÁRVORE GENEALÓGICA


Dar a conhecer para que serve e como se faz uma árvore genealógica, assim como apresentar o projeto de Genealogia do Algarve, onde se encontram os registos dos que nasceram, casaram e morreram no concelho de Albufeira, entre 1504 e 1908. Os alunos terão que elaborar a sua árvore genealógica


TERRAMOTO DE 1 DE NOVEMBRO DE 1755


Explicação dos acontecimentos de 1 de novembro de 1755 e da reconstrução de Albufeira com recurso a documentos do arquivo e vídeo.
Nesta atividade, os alunos em grupo, irão realizar pinturas de forma a reconstruir os acontecimentos do dia 1 de novembro.


HISTÓRIA LOCAL


O serviço educativo do arquivo histórico de Albufeira, com esta oferta, pretende dar a conhecer os momentos mais marcantes da história de Albufeira desde do ano de 1250 ( Doação de Albufeira á ordem de Avis) até aos dias de hoje.




Para saber mais sobre as actividades a decorrer neste momento aceda a Novas actividades.