Ajuda

Glossário

Acervo documental
A totalidade dos documentos sob custódia de um serviço de arquivo ou outra entidade.

Arquivo
Conjunto orgânico de documentos, independentemente da sua data, forma e suporte material, produzidos ou recebidos por uma pessoa jurídica, singular ou coletiva, ou por um organismo público ou privado, no exercício da sua atividade e conservados a título de prova ou informação. É a mais ampla unidade arquivística. A cada proveniência corresponde um arquivo.

Descrição documental
Operação que consiste na representação exata de uma unidade arquivística, e/ou de instalação, e das partes que a compõem, através da recolha, análise, organização e registo de informação que sirva para identificar, gerir, localizar e explicar a documentação de arquivo, assim como o contexto e o sistema de arquivo que o produziu.

Documento de arquivo
Documento produzido a fim de provar e/ou informar um procedimento administrativo ou judicial, O documento de arquivo é produzido com fim de provar e/ou informar um procedimento administrativo.

Fundo
Conjunto orgânico de documentos de arquivo produzidos ou recebidos por um organismo no exercício da sua atividade. É a mais ampla unidade arquivística.

Instrumentos de descrição documental
Documentos secundários que referenciam e/ou descrevem as unidades arquivísticas tendo em vista o seu controlo e/ou acessibilidade. São instrumentos de descrição os registos, as guias de remessa, as relações de eliminação, e diversos outros documentos como os guias, os roteiros, os inventários, os catálogos, as listas ou os índices.

Inventário
Instrumento de descrição documental que descreve um fundo até ao nível da série, referindo e enumerando as respetivas unidades de instalação, apresentando o quadro de classificação que presidiu à sua organização e devendo ser complementado por índices.

Produtor (autoridade arquivística)
Pessoa colectiva, família ou pessoa singular que produziu, acumulou e/ou conservou documentos de arquivo no decurso da sua actividade.

Série documental
Conjunto de documentos simples ou compostos (processos) a que, originalmente, foi dada uma ordenação sequencial, de acordo com um sistema de recuperação da informação. Em princípio, os documentos de cada série deverão corresponder ao exercício de uma mesma função ou actividade, dentro de uma mesma área de actuação.
Ex.: Documentos de despesa

Objeto digital
Representação digital de um documento, ou seja imagens de um documento.



Pesquisa

A pesquisa pode ser feita através de:
• navegação a partir de diferentes pontos de acesso que se encontram na página inicial.
• pesquisa simples, em que com a introdução de uma palavra ou expressão pode-se recuperar os registos, desde o Fundo até ao documento simples.
• pesquisa avançada, em que se podem combinar várias expressões de pesquisa nos diferentes campos.

Navegação através de pontos de acesso

Os pontos de acesso disponíveis na página inicial são:
Documentos de Arquivo
Instituições (Instituição detentora da documentação)
Assuntos
Imagens (imagens ou vídeos)
Locais

Expressões de pesquisa

Para pesquisar na nossa base de dados pode utilizar uma palavra ou uma expressão. Na pesquisa é indiferente a utilização com maiusculas ou minusculas.
A seguir encontram-se alguns exemplos:

Exemplo 1

Palavra pesquisada: actas

O AtoM devolve todos os registos que contenham a palavra actas. A título de exemplo: Actas da Junta da Paróquia, Actas de reuniões da Câmara Municipal, etc.

Exemplo 2

Palavra pesquisada: fotografias

O AtoM devolve os registos onde se encontra a palavra fotografia e as respectivas imagens.

Exemplo 3

Palavra pesquisada: Actas da Comissão

O AtoM devolve os registos onde se encontra a expressão "actas da comissão", onde se encontra o registo Livro de actas da Comissão Administrativa.

Pesquisa Avançada
Na pesquisa avançada pode utilizar os seguintes filtros:
Entidade detentora
Designação do material (documento textual; imagens; desenho arquitectónico, etc.)
Tipo de suporte (Audio, vídeo, texto)
Objecto digital (imagens)
Nível de descrição (Colecções/Fundo/ Série/ Documento Simples)


Caso tenha dúvidas durante a pesquisa pode contactar os nossos serviços: 289 599 638