Fundo ACABF - Administração do Concelho de Albufeira

PT MABF AMABF/AH/ACABF

Administração do Concelho de Albufeira

Data(s)

• ca. 1856-01-01/ca. 1955-12-31 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

98 u.i.; papel

Zona do contexto

Nome do produtor

(1856 - 1936)

História administrativa

A Administração do Concelho surge pelo Decreto n º 23, de 16 de Maio de 1832, na sequência da reforma administrativa de Mouzinho da Silveira. A administração concelhia estava entregue a um Provedor que era nomeado pelo Rei. Pelo Decreto de 18 de Julho de 1835 surge a figura do Administrador do Concelho. Este era escolhido pelo Governo, sob lista proposta pelas Câmaras e servia por períodos de dois anos, podendo ser reeleito. As suas competências eram executivas e cumpria-lhes pôr em prática as ordens emanadas do governador civil de quem dependia directamente.

Entidade detentora

História do arquivo

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A Administração do Concelho era constituída pelo Administrador do Concelho, por um secretário e um amanuense.

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Consulta livre. De acordo com o Regulamento Interno do Arquivo Histórico de Albufeira a consulta pública dos documentos depende do estado de conservação dos mesmos. A consulta está sujeita às Normas para a consulta e manuseamento de documentação histórica.

Condiçoes de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, tal como consta em Regulamento do Arquivo Histórico.

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Instrumentos de descrição