Arquivo Histórico de Albufeira

CMA_6503

Breve história do Arquivo

O Arquivo está instalado num edifício de construção muito antiga que terá sido, em séculos anteriores, dependência da casa dos Alcaides, e casa do repeso do carvão. Este edifício foi designado em 1992, para o Arquivo Histórico Municipal, devido à sua localização, bem no centro do Cerro da Vila, zona da primitiva urbe, dentro do perímetro da muralha e na proximidade da rampa que dava acesso à porta do Castelo de Albufeira. Integra, desde 2010, a Rede de Arquivos do Algarve tendo feito parte da Comissão Instaladora desta Rede.

Missão

O Arquivo tem como missão salvaguarda da documentação produzida pela Câmara no decorrer da sua atividade, assim como a valorização e divulgação de um património arquivístico fundamental para a construção da memória do concelho de Albufeira.

Objectivos

Definir estratégias de gestão e preservação desta documentação. Esta estratégia passa pela utilização de novas tecnologias como a reprodução digital de documentos. Tal permite a divulgação, conservação e preservação da documentação.
Elaborar instrumentos de descrição, segundo as normas internacionais, que permitam aos utilizadores aceder mais rapidamente à informação, relativa a cada série documental, sem terem que se deslocar ao Arquivo.

Acervo

O Arquivo tem três fundos à sua guarda que abrangem o período de 1504 até 2001: Câmara Municipal de Albufeira, Administrador do Concelho de Albufeira e Cine-Pax.

Plataforma em Software Livre e Código Aberto

A presente plataforma utiliza a solução internacional Access to Memory, uma aplicação de servidor Web para a descrição de arquivos conforme as normas internacionais. É baseada em código aberto e licenciamento de software livre.