Mais informações

25



PESQUISA

Cabe ao Arquivo Histórico auxiliar, presencialmente, os seus utilizadores nas suas pesquisas.
Caso os utilizadores não possam deslocar-se ao Arquivo, para fazerem as suas pesquisas, poderão solicitar por escrito esse serviço que será considerado conforme a disponibilidade dos serviços do Arquivo.
Para os Novos utilizadores,o Arquivo disponibiliza uma página de ajuda.
Para mais informações consulte as nossas condições de utilização.



ALBUFEIRA NOUTROS ARQUIVOS


Como resultado de uma pesquisa realizada em diversos arquivos sobre o concelho de Albufeira, o Arquivo Municipal elaborou uma listagem. Albufeira noutros Arquivos



REPRODUÇÃO DE DOCUMENTOS

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, tal como consta em Regulamento, publicado no Aviso n.º 5352, na 2.ª série — N.º 51 — 15 de Março de 2010. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente do Município de Albufeira. A emissão de certidões e respetivas taxas regular-se-ão pela tabela de taxas e licenças em vigor no Município.
Caso precise de fotocópia autenticada deve preencher o seguinte Formulário.


SERVIÇO EDUCATIVO

​O Arquivo Histórico Municipal de Albufeira, para além das suas atribuições de organização e conservação dos arquivos e colecções que se encontram à sua guarda, definiu como uma das suas prioridades o desenvolvimento de actividades que promovam a divulgação deste acervo. Procura, assim, alertar a comunidade para a importância do património documental no concelho de Albufeira.

Serviço Educativo

JORNAIS ANTIGOS

Os jornais constituem uma fonte de pesquisa fundamental para documentar a história. A imprensa representa um capital de informação imprescindível para muitos investigadores. Neste sentido, as coleções dos jornais são uma fonte de consulta importante por parte de investigadores e por outro tipo de utilizadores que, por diversos motivos, também procuram esta documentação. Desta forma, é importante permitir o acesso a estes documentos, independentemente do suporte em que se apresentem, já que o valor dos mesmos reside na sua informação e, por isso mesmo, esta deve ser preservada. Justifica-se, assim, a conservação e preservação dos periódicos e a respetiva difusão. É neste sentido, e como alternativa imediata, que o Arquivo Histórico de Albufeira pretende levar a cabo o Projeto de digitalização dos jornais locais, em colaboração com os Jornais do concelho, com o objetivo de disponibilizar estes materiais, em suporte digital, a todos os interessados. Uma iniciativa que pretende reunir o maior número de edições existentes no seu serviço de hemeroteca, e, assim ampliar o acervo de jornais à sua guarda.
Colecção de jornais disponíveis no Arquivo

EXTENSÃO CULTURAL

O Arquivo Histórico disponibiliza, sempre que possível informações sobre as exposições que se encontram a decorrer ou que já foram realizadas.

GENEALOGIA

O Arquivo Histórico do Município de Albufeira apostou neste projeto pioneiro e de elevado valor histórico e cultural - Projeto Genealogia do Algarve. Este projeto tem como propósito realizar o levantamento dos registos paroquiais dos municípios da região, pretendendo assim relacionar todas as pessoas que nasceram, casaram ou faleceram, desde 1504 a 1908. Para ler mais sobre o projeto ou para aceder: http://www.genealogiadoalgarve.com/