Plano de classificação

Confraria de Santo AntónioData de Produção Inicial:1767-07-09Data de Produção Final:1839-08-02Quantidade de Unidades de Instalação:Quantidade: 2Tipo: Liv.Suporte:PapelNome do Produtor e História Administrativa/Biográfica:Nome do Produtor: Confraria de Santo AntónioHistória Custodial e Arquivística:Esta documentação provém do protocolo realizado entre a Paróquia de Paderne e o Município de Albufeira, no âmbito do projeto InventArte, que têm como objetivo a inventariação, digitalização e tratamento da documentação paroquial.Âmbito e Conteúdo:As confrarias assumiram a forma de associações, onde se agrupavam os irmãos para um auxílio mútuo, tanto ao nível material como espiritual. No Concílio de Trento foi definida a divisão entre confrarias laicas (criadas sem a intervenção do poder religioso) e confrarias eclesiásticas (criadas por um prelado).
A Confraria de Santo António, da freguesia de Paderne estava submetida a um estatuto, aprovado pelo bispo e sujeita às visitações de um delegado do bispo que fiscalizava todas as contas da confraria.
Estatuto Legal:Documentação PrivadaRegras ou Convenções:ISAD(G), 2ª ed. Conselho Internacional de ArquivosPORTUGAL. DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO: GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007.Código de Referência:PT/PRQPD/CSA